domingo, 21 de dezembro de 2014

IDOSOS FICAM CEGOS EM MUTIRÃO DE CIRGURGIA E SÃO IGNORADOS PELO GOVERNO DO AM



Blog do Pávulo - Gabriella Oliveira 
A história de 18 idosos do município de Nova Olinda do Norte, no interior do Amazonas, mudou radicalmente há três anos, quando no ano de 2011 o mutirão de cirurgias de Catarata do Governo do Amazonas, culminou na cegueira permanente deles.


Após esse longo período de esquecimento, os idosos tentam sobreviver com a ajuda de parentes e amigos em um município sem nenhum respaldo do poder público. Esperando por justiça, ao menos 5 dos 18 idosos morreram, e a incompetência do estado foi um dos grandes motivos para o definhamento daquele povo sofrido.

“Nossa vida acabou. Não conseguimos fazer mais nada direito. O que eu posso fazer agora? Só morrer” disse o carpinteiro aposentado, Raimundo Barros Neto, 95.

A evidente falta de compromisso do Governo do Amazonas, ocorreu em abril de 2011 quando o mutirão de cirurgias de Catarata chegou ao referido município para realizar 36 procedimentos cirúrgicos e horas depois metade dos pacientes apresentaram vermelhidão, dores, visão turva e finalmente a cegueira. Dias depois os idosos foram encaminhados a hospitais de Manaus, mas o quadro já era irreversível.

Manchete nacional


Que o governo do Amazonas tem feito papel vergonhoso na saúde isso já não é nenhuma novidade, esta reportagem  ganhou destaque ontem em um dos maiores jornais do país, o Folha de São Paulo.

Ao governo do Amazonas sobram questionamentos. Como ficam essas pessoas prejudicadas? Como o governo explica tamanha incompetência? Como pode ter dinheiro para fazer inúmeras negociatas na Secretaria de Saúde do Estado e não ter para dar condições dignas para pessoas necessitadas? Com a palavra os poucos órgãos fiscalizadores que não tem rabo preso.

Fonte: http://blogdopavulo.blogspot.com.br/2014/12/idosos-ficam-cegos-em-multirao-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário